Carnês do IPTU 2011 começam a ser entregues na segunda, 03 de janeiro

 

     Contribuinte terá três faixas de desconto para pagamento do imposto em cota única

     Teresópolis, 29 de dezembro de 2010 – Os contribuintes de Teresópolis começam a receber na próxima segunda-feira, dia 3 de janeiro, os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2011. A entrega será feita pelos correios ou por um dos funcionários da Secretaria de Fazenda. Atualizados pelo IGP-M, índice medido pela Fundação Getúlio Vargas, os valores tiveram 7,77% de correção, com base na variação entre os meses de outubro de 2009 e setembro de 2010.

     O contribuinte que não receber o seu IPTU até o dia 10 de janeiro poderá obter o seu carnê na Secretaria de Fazenda, localizada no 1° piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para facilitar a entrega, o contribuinte deverá ter em mãos o número da matrícula do imóvel.

     Novidade este ano é a emissão dos carnês através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br.
"A medida foi adotada para facilitar a vida dos contribuintes, agilizar o atendimento e evitar a formação de filas. Com isso, eles poderão pedir a emissão do carnê pela internet, bastando digitar o número da matrícula do imóvel", orienta o Secretário de Fazenda, Mauro Gaspar Gomes.

     O valor a ser pago pelo contribuinte em Teresópolis pode ser reduzido graças à política de descontos da Prefeitura. Para estimular o contribuinte a pagar o imposto em cota única, são oferecidas três faixas de abatimento. Enquanto em vários municípios, os descontos variam de 5% a 15%, em Teresópolis o percentual chega a 20%, um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro.

     "Quem estiver em dia com o IPTU até 2010 e quiser pagar o imposto à vista até 31 de janeiro terá direito a 20%. Já o contribuinte que não estiver com o seu imposto em dia terá 15% de abatimento, caso opte por pagar a cota única até o dia 31. O percentual cai para 10% se o IPTU for quitado de uma só vez até o dia 28 de fevereiro", explica o Secretário Mauro Gaspar Gomes.

     O IPTU poderá ser pago na rede bancária credenciada, nas casas lotéricas e na Tesouraria da Prefeitura. Quem optar pelo pagamento mensal, são dez parcelas, de março a dezembro, com vencimento no dia 10 de cada mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação
30 de dezembro de 2010